<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d7857209\x26blogName\x3dCalatemundo!\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dSILVER\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://calatemundo.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://calatemundo.blogspot.com/\x26vt\x3d-7277673412829274185', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

sexta-feira, fevereiro 25, 2005

Parabéns por quê?

Eu sei que alguns dirão: "Mas você já postou isso antes!", "Que decadência, tá sem inspiração, é?" Mas o fato é que neste sábado eu completo 24 primaveras e preciso deixar claro algumas coisinhas caso alguém queira me ligar.

PARABÉNS POR QUÊ?

Hoje foi aniversário de uma garota da minha classe e, após o anúncio de uma amiga, todos correram para dar os parabéns. Eu que não sou lá tão chegado da garota resolvi ficar na minha, assistindo a cena. Fiquei pensando cá com meus botões: o que será que nos leva a parabenizar uma pessoa que está ficando mais velha? Tentei refletir sobre o significado da expressão “parabéns”. Cheguei a uma conclusão: Nós devemos parabenizar uma pessoa por algum êxito ou alguma conquista. Por exemplo: O cara que passou em um vestibular superconcorrido merece os parabéns, o time campeão de um torneio dificílimo também. Já o aniversariante não. O que o aniversariante fez de bom pra merecer os parabéns? Ficou mais velho?
Talvez em meio à guerra no Oriente Médio ou na periferia de São Paulo isso faça algum sentido, pois o fato da pessoa se manter viva e completar mais um ano de vida é um grande êxito, mas nós?
Certa vez foi meu aniversário, e um super amigo me ligou. Ficamos quase uma hora no telefone e ele não me deus os parabéns. Eu sabia que ele ligou pela ocasião, mas começamos a bater papo e a conversa mudou de rumo. Eu fiquei chateado pela falta de atenção dele. “Como assim me liga e não dá os parabéns? Que absurdo!!!” Mas a partir de hoje penso diferente. Quem me dera se ele tivesse feito isso de propósito. Não tinha nada que me parabenizar mesmo.
Continuando o raciocínio, fico pensando nos casais de namorados, que contam cada dia de namoro e a cada mês trocam presentes e saem pra comemorar. Tem até aqueles que contam dias, horas, minutos e segundos. Comemorar o quê? Uma relação decente é atemporal, mas parece que estão fazendo um sacrifício. E fulanos e fulanos enchem o peito pra dizer: “meu namoro já dura 2 anos, 7 meses e 14 dias”. Prestem atenção no “já dura”. Então, uma coisa que era pra passar despercebido, vira uma obsessão, Ai de fulano se ele esquecer que no dia tal completou mais um mês de namoro. Bom, sejamos sensatos, um casal que comemora 25 ou 50 anos de casados tem mais é que comemorar. Esses sim merecem os parabéns, Porque passar 25 anos dormindo e acordando ao lado da mesma pessoa é uma tarefa e tanto.
A partir de hoje vou economizar os parabéns, só me darei ao trabalho de parabenizar alguém que fez alguma coisa muito boa, caso contrário esqueçam. E não me venham encher a paciência porque esqueci do teu aniversário que é capaz de ouvirem o que não querem.
Quero que todos me liguem no dia do meu aniversário: pra bater um papo, contar as novidades e tudo mais, mas ai de quem vier me dar os parabéns, corre o risco de levar um xingo, pois quem fala besteira escuta besteira, já dizia o outro.

OBS: caso alguém queira me ligar e desejar um "feliz aniversário", ta aí o tel. (19) 9173-0275.