<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar/7857209?origin\x3dhttp://calatemundo.blogspot.com', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

segunda-feira, dezembro 13, 2004

Parabéns por quê?

Hoje foi aniversário de uma garota da minha classe e, após o anúncio de uma amiga, todos correram para dar os parabéns. Eu que não sou lá tão chegado assim dessa garota, resolvi ficar na minha, assistindo a cena. Fiquei pensando cá com meus botões: o que será que nos leva a parabenizar uma pessoa que está ficando mais velha? Tentei refletir sobre o significado da expressão “parabéns”. Cheguei a uma conclusão: Nós devemos parabenizar uma pessoa por algum êxito ou alguma conquista. Por exemplo: O cara que passou em um vestibular superconcorrido merece os parabéns, o time campeão de um torneio dificílimo também. Já o aniversariante não. O que o aniversariante fez de bom pra merecer os parabéns? Ficou mais velho? Talvez em meio à guerra no Oriente Médio ou na periferia de São Paulo isso faça algum sentido, pois o fato da pessoa se manter viva e completar mais um ano de vida é um grande êxito, mas nós?
Certa vez, no meu aniversário, um super amigo me ligou. Ficamos quase uma hora no telefone e ele não me deus os parabéns. Eu sabia que ele havia ligado pela ocasião, mas começamos a bater papo e a conversa mudou de rumo. Eu fiquei chateado pela falta de atenção dele. “Como assim me liga e não dá os parabéns? Que absurdo!!!” Mas a partir de hoje penso diferente. Quem dera ele tivesse feito isso de propósito. Não tinha nada que me parabenizar mesmo.
Continuando o raciocínio, fico pensando nos casais de namorados, que contam cada dia de namoro, e a cada mês trocam presentes e saem pra comemorar. Tem até aqueles que contam dias, horas, minutos e segundos, achando o máximo. Comemorar o quê? Uma relação decente é atemporal, você esquece o tempo, mas parece que estão fazendo um sacrifício. E fulanos e fulanos enchem o peito pra dizer: “meu namoro já dura 2 anos, 7 meses e 14 dias”. Prestem atenção no “já dura”. Então, o que era pra passar despercebido, vira uma obsessão: "Ai de fulano se ele esquecer que no dia tal completou mais um mês de namoro". Bom, sejamos sensatos, um casal que comemora 25 ou 50 anos de casados tem mais é que comemorar mesmo. Esses sim merecem os parabéns, Porque passar 25 anos dormindo e acordando ao lado da mesma pessoa é uma tarefa e tanto.
A partir de hoje vou economizar os parabéns, só me darei ao trabalho de parabenizar alguém que tenha feito algo digno, caso contrário esqueçam. E não me venha encher a paciência porque esqueci do teu aniversário, porque posso ter esquecido de propósito.
Quero que todos me liguem no dia do meu aniversário: pra bater um papo, contar as novidades e tudo mais, mas ai de quem vier me dar os parabéns, corre o risco de levar um xingo, pois quem fala besteira escuta besteira, já dizia o outro.